23 de nov. de 2010

ACRILAMIDA


ACRILAMIDA -Perguntas e Respostas
O que é ? Quais são as utilizações ?A acrilamida é uma substância química, utilizada para produzir polyacrilamida, com várias utilizações industriais, como sejam, a utilização para o tratamento da água, indústria do papel, cosméticos e plásticos.
A acrilamida é também componente do fumo do cigarro e foi recentemente detectada em alguns alimentos ricos em amido.
Que alimentos contêm acrilamida ?Estudos recentes indicam que a acrilamida pode detectar-se em alimentos ricos em amido, quando sujeitos a altas temperaturas, como as utilizadas para fritar, assar e dourar.
Os alimentos cozidos não contêm acrilamidas.
Como se forma a acrilamida nos alimentos ?Alguns alimentos como por exemplo, as batatas e os cereais, possuem um aminoácido, a asparagina.
A asparagina em contacto com certos açúcares presentes na composição destes alimentos e quando submetidos à acção de temperaturas superiores a 180 º C (reacção de Maillard), produzem a acrilamida.
A acrilamida é uma substância química descoberta recentemente ?Não.
Os métodos analíticos utilizados anteriormente não permitiam a detecção desta substância, mas os recentes avanços técnicos, possibilitam o uso de  métodos de detecção capazes de registar níveis muito baixos de acrilamida nos alimentos.

Como atenuar a formação da acrilamida ?Os alimentos não devem ser submetidos a altas temperaturas durante muito tempo, sem prejuízo de se cozinharem os alimentos o tempo suficiente para destruir os microrganismos responsáveis pelas toxinfecções alimentares.
Com o intuito de minimizar a formação da acrilamida, as unidades industriais de processamento de alimentos têm vindo a rever os processos de fabrico.
Desconhece-se a temperatura exacta a que é formada a acrilamida nos alimentos, contudo não foi detectado qualquer teor de acrilamida em alimentos preparados a temperaturas inferiores a 120 º C.
Devemos modificar a alimentação para reduzir ou eliminar a exposição à acrilamida ?- Não se deve alterar a alimentação habitual ou alterar os métodos de confecção dos alimentos, devendo fazer  uma alimentação equilibrada, incluindo muita fruta e vegetais, pois estes alimentos são anti-cancerígenos.
.
O QUE IMPORTA SABER SOBRE A ACRILAMIDA:
- Os cientistas suecos descobriram de uma forma inesperada, grandes quantidades de acrilamidas em alimentos cozinhados a altas temperaturas, quer sejam fritos (batatas fritas), quer cozinhados no forno a altas temperaturas (pão e outros).
-  Apenas se sabe que a acrilamida provoca cancro nos animais de laboratório e pensa-se que a sua presença nalguns alimentos pode ser prejudicial à saúde das pessoas. Este risco não é novo, provavelmente  já estivemos expostos a esta substância por várias gerações. Importa agora que se faça investigação no sentido de melhor se perceber a formação da acrilamida e respectivos efeitos na saúde.
-  Não devemos esquecer que os possíveis riscos estarão associados a um longo período de exposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar